terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Bandas Coloridas

O termo banda colorida ou happy rock refere-se a um fenômeno da música  pop brasileira que teve seu início no fim da década de 2000, especificamente com a banda Cine. O termo foi criado pela mídia e se tornou muito utilizado pela população, de forma a se referir a bandas na maioria do estilo teen pop que ganhavam destaque na música brasileira, com um grande fã-clube adolescente.
O termo é justamente uma referência ao estilo que os rapazes das bandas usavam, um tanto incomum para a época, como calças skinny, blusas com decote em "V" (usada pelo vocalista da banda Hori, Fiuk), e sempre com um visual "colorido", dito em reação à onda do estereótipo dos fãs de emo (que não é exatamente uma tribo urbana e nem um estereótipo adequado), que era melancólica e sem "cor".

O sucesso começou com a Cine seu single "Garota radical" em 2009, que teve grande sucesso nas rádios, tal pela música, tal pelo estilo dos integrantes. Depois da precursão do estilo colorido no Brasil pela Cine, várias bandas coloridas surgem no Brasil, como Replace e Izi, e outros artistas adotam o estilo, como a banda Hori e a cantora Jullie (vindos do seguimento pop). Em 2010, surgiu a banda Restart, que popularizou e consolidou de vez o estilo colorido no Brasil, apesar de criticado por muitos (inclusive pela Banda cine).
Bandas estadunidenses com o estilo colorido eram mais antigas porém menos conhecidas no Brasil, como a de pop punk All time Low (citada pelos integrantes do Restart como uma de suas influências), e a Brokencyde , geralmente classificada como crunkcore. Porém, a maioria de seus fãs estadunideses não aderiram ao mesmo visual.
Já no Brasil, a situação se tornou diferente, e os fãs costumam aderir ao mesmo visual utilizado pelas bandas, o dito estilo colorido é cultuado principalmente por adolescentes e jovens. E esse foi um dos motivos pelos quais essas bandas geraram polêmica na sociedade. 
A consideração dessas bandas e seus fãs como emo gera polêmica. Se, por um lado, portais da internet e a mídia os consideram como tal, a juventude estadunidense dos anos 1980 e 1990 que usou pela primeira a gíria emo considera que apenas bandas que são hardcore punk , ou sua combinação com indie rock e rock alternativo e podem ser emo, o que não é o caso de All Time Low, Brokencyde ou as bandas coloridas brasileiras, geralmente do gênero teen pop. Exemplos de verdadeiras bandas emo, segundo a primeira geração a ter contato com o termo, são Sunny Day Rela Estate, Mineral, Knapsack, Christie Front Drive, Penfold, Quicksand, Cap'n Jazz, American Football, Joan of Arc, At the Drive-in, Boy's Life, Ihate myself, Braid, The Get Up Kids, The Promise Ring, The Juliana Theory, Jimmy Eat World, Texas Is The reason  Indian Summer, The Gloria Record, The applessed Cast, Samiam, Pop Unknown, Castevet e Empire ! Empire ! (I was a lonely estate).

Restart foi uma banda que "dividiu águas" entre as bandas coloridas já existentes, visto que, numa linguagem informal, "queimou o filme" de todas as coloridas que já existiam, pelo fato de suas roupas "nada usuais", como a famosa aparição em Meus prêmios Nick  com as calças coloridas skinny de "oncinha" e por isso várias bandas abandonaram o estilo colorido, dentre elas Banda cine, Replace e Izi que passaram a usar menos roupas coloridas, além de não aceitarem o termo "happy rock", termo que teria sido cunhado pelos integrantes do Restart. ( Fala serio né cine :p ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário